sábado, 2 de junho de 2012

Vomitando nerdisse!






Nada mais nerd do que filmes, video games, tecnologia e cultura japonesa, né?! Agora imagina tudo isso condensado em um único livro. Pois bem, esse é o mundo que envolve Jogador nº 1 de Ernest Cline.



Livro:
> Título: Jogador nº 1 (Ready player one)
> Autor: Ernest Cline
> Editora: Leya

É 2044 e o mundo enfrenta uma crise econômica e ambiental. Com a ecasses do petróleo a economia entrou em queda livre e o desemprego aumentou assustadoramente. O mundo real se tornou um filme de terror onde, todos os dias as pessoas enfrentam perigos como assaltos, estupros, sequestros e afins. Em meio a esse caos urbano os humanos encontraram um escape da realidade em um jogo de video game.

Um mundo virtual chamado OASIS, criado por James Halliday que a principio funcionava como um jogo online de múltiplos jogadores, mas com o caos instalado no mundo, passou a representar a "nova realidade" social. 

O jogo apresenta vários planetas, onde seu avatar pode viajar por meio de naves espaciais, carros voadores, dragões ou teletransporte. Dentro do OASIS o usuário pode ser qualquer coisa, uma pessoa normal, elfo, anão, bruxo, ciborgue, vampiro e etc... Tudo isso disponibilizado em alta definição e que, através do console que acompanha um óculos de realidade virtual, luvas e macacão hápticos, envolve os cinco sentido no jogo. 

O livro começa ambientado nessa nova "ordem mundial" quando a imprensa anuncia que o criador do OASIS, James Halliday, morre deixando um video em forma de testamento.

No video transmitido em escala mundial, James Halliday fala de sua vida e o impacto que os jogos tiveram nela. Fala também que inspirado no Atari Adventure, que foi o primeiro jogo da história a conter um easter egg (ovo de páscoa, que significa um código escondido dentro de um programa ou jogo e que pode ser acessado caso alguém saiba como fazer), ele deixou um ovo de páscoa escondido dentro do OASIS e quem conseguisse encontrá-lo herdaria toda a fortuna dele, mais de 46 bilhões de dólares mais a empresa e os direitos do OASIS. 

Para chegar ao ovo é preciso encontrar três chaves - uma de cobre, uma de jade e uma de cristal - e abrir três portões, cada um contendo um desafio. A cada chave encontrada, o jogador recebe uma dica para encontrar a próxima e como dica para encontrar a primeira chave Halliday deixa um diário de sua vida, chamado "Almanaque de Anorak". E assim tem inicio uma caça ao tesouro.

Anorak é o nome do avatar de Halliday dentro do OASIS e o almanaque é recheado de referencias sobre a década de 80 - período da infância do criador e sua fonte de inspiração - e assim a cultura oitentista volta a moda enquanto o almanaque vira uma espécie de nova bíblia. 

Jogador nº 1, conta a história de Wade Wiggins garoto órfão que vive com a tia e mais dez famílias em um trailer. Wade, como todo nerd, é um garoto gordinho com dificuldades de se socializar que passa os dias catando peças velhas de computador para concertá-las e vendê-las. Sem dinheiro para viajar dentro do OASIS, o único lugar que seu avatar, chamado Parzival, tem livre acesso é o planeta Ludus, onde funciona todas as escolas da rede pública da nova realidade virtual. 

Cinco anos se passaram desde a morte de Halliday e ninguém conseguiu desvendar o enigma que levava a primeira chave e a caça ao ovo de Halliday passou a ser uma espécie de lenda urbana. Então um dia, enquanto descansava nos jardins da escola, em Ludus, Wade decifra o primeiro enigma e encontra a primeira chave, levando seu nome ao topo da lista de caçada.

De repente, o mundo todo volta sua atenção para acompanhar seus passos e milhares de competidores se unem a busca - entre eles a IOI (Inovative Online Indutries), uma empresa de comunicação multinacional e o maior provedor de acesso ao OASIS. A IOI tinha um único propósito: vencer o concurso de Halliday e colocar as mãos na fortuna, na empresa GSS (Gregarious Simulation Systems) e no próprio OASIS, onde cobrariam uma taxa mensal para o acesso à simulação.

Numa corrida contra o tempo, Wade luta para vencer o concurso e salvar sua própria vida que a IOI julga como uma ameaça aos seus propósitos. 

Com uma riqueza de referências, Ernest Cline prende a atenção do leitor na ótima narração e consegue mergulhar fundo na cultura dos anos oitenta. Além da nerdisse, Cline faz uma forte critica a sociedade atual, nos fazendo pensar no futuro do planeta e como é preciso mudar nossos hábitos para que o mundo não se torne um lugar inabitável. 

O livro foi vencedor do Teens and Adult Readers ALEX Awards da associação literária Americana e esteve em várias listas dos melhores livros de ficção cientifica. Teve seus direitos comprados pela Warner e sua adaptação para o cinema já está em processo inicial de filmagem e com previsão de lançamento de 2014.

Jogador nº 1 orgulha a sociedade nerd e chama a atenção do demais  por se tratar de uma ótima leitura.

Até a próxima!

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