sexta-feira, 1 de junho de 2012

Livro ou filme???

Com tanto livro bom no mercado os grandes estúdios cinematográficos vêem ótimas oportunidades para fazer o que mais gostam: ganhar dinheiro. 

Tanto é, que algumas pessoas já leem certos livros esperando o momento em que ele será adaptado para as telonas.  E claro, muitos livros já surgem com uma narrativa tão cinematográfica que você consegue imaginar suas linhas como cenas de um filme. 

Todavia nem tudo é um mar de rosas e nem sempre as adaptações saem, digamos, decentes (leia Percy Jackson), o que termina por causar grande indignação por parte dos fãs. Seja problemas com o elenco, direção, efeitos especiais ou até mesmo com o roteiro que termina por deturpar toda a história contada no livro (leia novamente Percy Jackson).

Assim, decidi criar essa série de post's para comparar vários livros e suas adaptações. 

O livro de hoje é um que, ainda bem, se saiu muito bem adaptado nas telonas... Estou falando de Jogos Vorazes (Hunger Games)!

A história:
Em um mundo pós-apocalíptico surge um novo país onde outrora fora a América do Norte (Ah vá!). Esse novo país é Panem e é constituído por 13 distritos e a Capital. Cada distrito é responsável por produzir algum tipo de item - como por exemplo comida, carvão, madeira, eletrônicos e etc - que serve para sustentar a Capital que concentra a elite do país. Porém os distritos não estão satisfeitos em viver na miséria enquanto a Capital suga tudo deles e decidem se rebelar. Eis que uma nova guerra começa e a capital vence destruindo por completo o distrito 13 e, como punição pela rebeldia dos demais distritos, são criados os Jogos Vorazes. Os Jogos são uma espécie de reality show onde cada distrito deve oferecer dois tributos - um do sexo masculino e outro feminino, com idades entre 12 e 18 anos - para se enfrentarem até a morte. 

É sobre essa base que começa o primeiro livro da trilogia. Katniss Everdeen, uma garota de 16 anos, se oferece como tributo quando  sua irmã mais nova é escolhida para representar o distrito 12 na 74ª edição dos Jogos. Ela é uma garota madura para sua idade e que após a morte do pai, teve que sustentar a mãe e a irmã. Sendo ótima caçadora, atividade herdada do pai, ela tornasse uma ótima aposta para sair vencedora dessa edição dos jogos.

O Livro:

> Livro: Jogos Vorazes
> Volume: 01
> Autor: Suzanne Collins
> Editora: Rocco

Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas não dei muita bola pra ele. Então na semana de estréia do filme eu decidi comprá-lo para poder detectar as mudanças do filme (coisa que faço com muita frequência), comprei pela internet e o box com os três volumes chegou um dia antes da estréia e como eu queria assistir o filme no primeiro dia de exibição, tive um dia e meio para lê-lo. Bom, assim eu fiz e terminei viciado na história. Assisti o filme e na semana seguinte devorei os outros dois volumes. 

Apesar de ser um livro voltado para o público infanto juvenil, Jogos Vorazes trás uma mensagem muito mais adulta e atual em relação a nossa sociedade. Trazendo fortes críticas a "era da comunicação" onde mais e mais pessoas se rendem aos realitys shows da vida e se sentem confortáveis com o nível de exposição que os participantes são submetidos. 

Um ponto negativo do livro é o começo demasiado lento, onde só começa a "pegar o embalo" na apresentação dos tributos poucos antes da entrada na arena. 

E você deve está se perguntando: E o romance a lá "Bella and Edward"? Bom, eu estaria mentindo se dissesse que não há um clima na história, mas é algo natural - assim como qualquer romance adolescente - e que não chega a ser o foco do livro. 

No geral, esse livro foca mais na estrutura social de Panem, o que serve de base para os outros dois volumes.

O filme:

> Distribuidora: Paris Filmes
> Roteirista: Gary Ross, Billy Ray e Suzanne Collins
> Diretor: Gary Ross
> Elenco: Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), Josh Hutcherson (Peeta Mellark), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne)

Voltando a discussão no começo do post, apesar dos problemas em adaptar um livro para o cinema, algumas obras se saem muito bem nesse quesito, um desses casos é Jogos Vorazes. 

Houve algumas mudanças? Sim houve, mas é preciso entender que um filme não precisa ser 100% fiel ao livro, primeiro porque ele é uma adaptação e não uma versão live-action do livro. Depois porque o filme é feito para agradar não só os fãs do livro, mas sim a maior quantidade de pessoas possível. Imagina se um filme adaptado tivesse cada fala, cada cena e cada elemento do livro. Além de ser enorme e cansativo, demandaria muito mais dinheiro na sua produção, o que talvez nem compensasse  numa continuação. 

Então, voltando a Jogos Vorazes o filme é ótimo, e francamente, nunca vi uma adaptação tão boa quanto essa. Isso porque a própria autora do livro participou na criação do roteiro. O que definitivamente pesou no trabalho final.

Creio que a maior mudança foi em relação ao ponto de vista, que no livro é em primeira pessoa, enquanto no filme é em terceira, o que é totalmente compreensível.

Um ponto negativo, foi a maneira como Katniss ganhou o broche do tordo. No livro ela ganha de Madge, a filha do prefeito. Já no filme ela acha no prego e dá de presente para Prim como amuleto de sorte, essa devolve o broche para protegê-la nos jogos. O problema se dá estritamente pelo simbolismo do broche que só vem a ser abordado no segundo livro, "Em Chamas". Então espero que eles consigam contornar esse deslize no próximo filme. 

Para finalizar eu diria que o livro e o filme se completam. Isso porque o livro tem informações que suprem as brechas do filme. Entretanto o filme também trás informações adicionais que só tendem a enriquecer a trama.

Até a próxima! ^^



Nenhum comentário:

Postar um comentário